quinta-feira, 1 de abril de 2010

João Luís Carrilho da Graça....

Desde o dia 18 de Março que já é possível visitar e conhecer as novas instalações do Núcleo Arqueológico do Castelo de S. Jorge. O projecto integra as escavações (arqueológicas) que tiveram inicio já no ano de 1996, então ao abrigo de um acordo elaborado entre o então IPPA (Instituto Português do Património Arquitectónico), agora incluído no IGESPAR, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela empresa municipal Equipamentos dos Bairros Históricos de Lisboa, hoje conhecido por EGEAC.
A obra foi elaborada pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça, e foi inaugurado pelo presidente da câmara de Lisboa na passada quinta feira dia 18.


«O "processo foi longo e parecia impossível", mas ficou agora totalmente rematado, assemelhando-se a uma maqueta em tamanho real, conforme explicou Carrilho da Graça, o arquitecto responsável pelo projecto de musealização do núcleo arqueológico, descoberto durante a construção de parque de estacionamento.
Após anos de escavações e de investigação, o terreno foi deixando a descoberto um bairro islâmico, datado dos séculos XI-XII, composto por algum casario e duas construções mais imponentes onde ainda é possível vislumbrar estuques pintados nos compartimentos que serviam de salão e recepção aos convidados. Carrilho da Graça optou por não ter uma intervenção intrusiva. Um muro de aço define o espaço cenográfico e várias "construções simples e abstractas" ajudam a proteger as ruínas e a criar a ideia da espacialidade interior, como no caso das duas casas islâmicas de aspecto mais nobre.»


Surge assim mais uma razão para se visitar Lisboa, às muitas já existentes!!

Sem comentários:

Enviar um comentário