quarta-feira, 24 de março de 2010

"O Lugar do Teatro"

O teatro é profissão, produção, literatura, mas também é espaço físico… Mas, o que é isto de espaço físico? Espaço físico é o espaço/local onde se executam representações dramáticas (ou não), performances dos mais variados tipos, entre os quais se contam, como os mais comuns, os cenários, os edifícios e outros locais destinados à execução destas. Este pode também ser definido como o espaço onde se executa uma acção, quando observada por alguém, ideia defendida por Peter Brook. Porém, a definição de teatro não pode ficar por aqui, uma vez que a própria história deste leva-nos para uma outra realidade. Uma realidade que se cinge ao espaço onde este é executado. “O lugar do teatro”. 

Este é, em parte, o tema que aqui está em questão, de maneira a perceber qual o papel deste na sociedade, mas em particular, no local onde esta se relaciona, a cidade, o espaço urbano e a sua relação com a arquitectura. Esta relação, do teatro enquanto edifício e a cidade, e enquanto actividade teatral e a sociedade, levanta-nos diversas questões, questões essas, que tendem a ser respondidas quando nos deparamos com o processo evolutivo que este (o teatro e tudo o que o envolve enquanto actividade social) tem sofrido. 

O teatro tem como regra geral e princípio, o estar localizado em espaços com carácter social, dos quais há que evidenciar praças, avenidas e ruas, seja ela motivada por estratégias à escala urbana, seja pela tradição social que estes espaços possuem. O que quer isto dizer então?! Isto apresenta uma característica latente no teatro quando se aborda a sua relação interdisciplinar com o espaço urbano, não se limitando apenas a ocupar uma parte da cidade existente, mas principalmente, em transformar esta. Ao longo dos tempos a “actividade teatral” tem vindo a desenvolver-se e é de salientar a crescente cumplicidade que esta tem adquirido, desde os “Antigos”, com a cidade e com o espaço contíguo em si. 

(pequena introdução ao tema desenvolvido na minha tese -em execução-)

Sem comentários:

Enviar um comentário